Projecto AMIGO - Cáritas

08-11-2012 16:16

    Campanha de Recolha de Roupa na Diocese de Lisboa

        Vai realizar-se no Domingo, 18 de Novembro de 2012, uma campanha de recolha de roupa e de acessórios de indumentária usados, (calçado, malas, cintos, brinquedos, roupa de casa, e outros artigos), nas Igrejas da Diocese de Lisboa que voluntariamente aderiram ao Projecto Amigo, iniciativa patrocinada pela Cáritas Diocesana de Lisboa com origem num projecto semelhante ao desenvolvido em Itália por um grupo de empresas sociais locais e as Caritas Diocesanas de Lecce.

        Espera-se que as quantidades de roupa doada continuem a evidenciar a generosidade de pessoas e famílias. A Diocese de Lisboa abrange uma população de 2,4 milhões de pessoas, e alguns dos concelhos mais ricos e populosos do País. Com o apoio de todos é possível testar esse potencial, e concluir sobre a futura viabilidade de uma operação permanente, cujo objectivo seria primeiramente o fornecimento das lojas solidárias da Caritas Diocesana de Lisboa, sendo o restante encaminhado para reciclagem, nomeadamente através de empresa social de natureza cooperativa, a qual criaria em Portugal, emprego e gerando valor económico e social.

        O valor económico gerado pelo reaproveitamento daqueles produtos reverterá através da Cáritas Diocesana de Lisboa para o Fundo Diocesano de Emergência Social – Igreja Solidária e IPSS da Diocese com dificuldades sinalizadas.

        Para a Cáritas em nada se alterará o conceito e o âmbito de intervenção das suas lojas sociais “É dado”. A Caritas continuará a receber directamente a roupa que lhe é doada e a distribuí-la gratuitamente a pessoas famílias, paróquias, lares, creches, hospitais e estabelecimentos prisionais, entre outros.

        No âmbito de intervenção do Projecto Amigo, as necessidades da Cáritas para esse objectivo serão sempre satisfeitas prioritariamente, e apenas os excedentes terão um uso económico diferente, seguindo para reciclagem.

        É portanto neste contexto que se realizará a recolha do próximo dia 18 de Novembro. Numa fase inicial será feita junto das paróquias aderentes, em fases posteriores a recolha seria alargada a todas as paróquias da Diocese de Lisboa, com a colocação de contentores devidamente identificados, cuja recolha seria da responsabilidade da Caritas e Projecto d´Amico.

        A logística da campanha do dia 18 será totalmente assegurada pela CDL.

Para mais informações, o contacto deverá ser estabelecido para a Caritas Diocesana de Lisboa, telefones 213 573 386 e915 933 324 ou ainda para o email apoiogestao@caritasli sboa.pt

Voltar

Aviso:

Quem tiver roupa para entregar para este projecto, é favor entrega-la na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa.

Paróquia de Carnide © 2020 Todos os direitos reservados. webmaster:JJS

Crie o seu site grátisWebnode