Matrimónio - 10 - Notas Finais ( Parte 5)

18-10-2012 21:54

Qualquer pessoa se pode dar conta que aqui estão propostos alguns elementos para uma preparação orgânica dos fiéis chamados ao sacramento do Matrimónio. É desejável que os jovens casais sejam oportunamente acompanhados, especialmente nos primeiros cinco anos de vida conjugal, por cursos pós-matrimoniais, que se desenvolvam nas paróquias ou vigararias forâneas, conforme o Directório para a Pastoral das Famílias ao qual nos referimos acima, nos números 14, 15, relacionando-se com a Exortação Apostólica Familiaris Consortio, 66.

O Conselho Pontifício para a Família confia às Conferências Episcopais as presentes linhas de orientação para os seus próprios directórios.

A solicitude das Conferências Episcopais e dos Bispos fará com que se tornem operativas nas comunidades eclesiais. Assim, cada fiel terá mais presente que o sacramento do Matrimónio, grande mistério (Ef 5, 21ss), é vocação para muitos no Povo de Deus.

Cidade do Vaticano, 13 de Maio de 1996.

Alfonso Card. López Trujillo
Presidente do Conselho Pontifício